Título:
Business Value of 21stC Systems Engineering and
Systems-of-Systems (SoSs)
Palestrante:
Paul E. Gartz
BOEING
Local:
UFABC
- Campus Santo André / Auditório do Oitavo Andar do
Bloco B
Data: 16/08/2011 às 15:00h.
O IEEE AESS
Chapter UFABC - o único Capítulo da AESS (Aerospace &
Electronic Systems Society) na América Latina, sediado na UFABC
- convida a comunidade da UFABC e região para a palestra do Sr.
Paul E. Gartz, um dos principais engenheiros da Boeing na área
de desenvolvimento de softwares para operação de
aeronaves.
Palestrante:
Prof. Leonardo de Olivé Ferreira, Ph.D.
8
de
junho
de
2011
Local: Auditório A112 – Bloco A
Campus Santo André
horário: 14:00 horas
Resumo da Palestra:
Por volta de 1876, Konstantin Tsiolkovsky lançou a primeira
coleção coesa de idéias sobre vôos
espaciais, efetivamente fundando o que conhecemos como
Astronáutica. Cuja história atingiria um marco
miliário em 1956-7, com as primeiras reentradas bem-sucedidas de
veículos aeroespaciais. A seu turno, em 1879, Gaston
Floquet lançou as bases da investigação
teórica sobre estabilidade de sistemas diferenciais
não-autônomos. A terceira parte da tese doutoral de A. M.
Lyapunov (1892) trata a questão sob prisma algo diferente. Entre
1928 e 1930, Oskar Perron formalizou o problema, construindo, en
passant, a primeira versão de exemplo que se tornaria
clássico na literatura. Subsequentemente, K. P. Persidskii
(1946) e R. E. Vinograd (1952) perceberam a clara
implicação do problema em certos ramos da Teoria e
Engenharia de Controle Não-Linear. Vinograd, em especial,
forneceu a fundamentação matemática para a
introdução, duas décadas mais tarde, do conceito
de auto-valores e auto-vetores variantes no tempo. De lá para
cá, pelo menos duas vertentes de um lado, os
matemáticos, do outro, os engenheiros têm produzido
apreciável volume de resultados, sem, no entanto, conseguir uma
solução definitiva e universal. De outra parte, em
anos recentes evidenciou-se que manobras de entrada atmosférica
tridimensional (assim como o preciso controle posicional de certas
classes de plataformas de petróleo) redundam, de maneira
incontornável, em problemas de estabilidade de sistemas
não-autônomos. E tudo se agrava na medida em que
está se questionando a própria validade do processo de
linearização quando aplicado a tais sistemas. A
apresentação em pauta resumirá o histórico
dessa linha de disquisição, bem como as
contribuições de matemáticos, físicos e
engenheiros. Chamará atenção para alguns detalhes
técnicos interessantes e exibirá
especulação quanto ao porquê de as manobras em
questão demandarem tratamento via formalismo de
Perron-Persidskii-Vinograd. E delineará o rumo das
investigações correntes do autor, e os resultados
esperados. Especial atenção será dispensada
àqueles com potencial impacto sobre a teoria dinâmica de
entrada atmosférica.
Sobre o Palestrante:
Graduação: Engenharia. Mecânica e Armamento, IME -
Instituto Militar de Engenharia, 1986. M.Sc.: Ciência Espacial /
Mecânica Orbital, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais, 1989. M.S.E.: Aerospace Engineering - The University of
Michigan - Ann Arbor, 1992. Ph.D.: Aerospace Engineering - The
University of Michigan - Ann Arbor, 1995. Experiência nas
áreas de Engenharia. Aeroespacial (dinâmica de reentrada e
de satélites e estabilização de foguetes de
sondagem) e de Engenharia. Naval e Oceânica (ênfase em
Projetos de Sistemas Oceânicos Fixos e Semi-Fixos). Atuou
principalmente nos seguintes temas: reentry, trajectories, Boole's
method, stability e optimization. Ministra Engenharia de Controle (na
Engenharia. Mecânica), Transferência de Calor,
Mecânica de Fluidos, Máquinas de Fluxo e disciplinas da
área geral de Matemática Aplicada na UFF - Universidade
Federal Fluminense, onde é Professor Adjunto. Principais
interesses de pesquisa: reentrada tri-dimensional e estabilidade de
sistemas dinâmicos não-autônomos, tanto no contexto
de Matemática quanto visando aplicações nas
engenharias. derivadas da Mecânica e da Elétrica e, mesmo,
em determinados ramos da Física.
Palestrante:
Prof. Leonardo de Olivé Ferreira, Ph.D.
8
de
junho
de
2011
Local: Auditório A112 – Bloco A
Campus Santo André
horário: 14:00 horas
Resumo da Palestra:
Por volta de 1876, Konstantin Tsiolkovsky lançou a primeira
coleção coesa de idéias sobre vôos
espaciais, efetivamente fundando o que conhecemos como
Astronáutica. Cuja história atingiria um marco
miliário em 1956-7, com as primeiras reentradas bem-sucedidas de
veículos aeroespaciais. A seu turno, em 1879, Gaston
Floquet lançou as bases da investigação
teórica sobre estabilidade de sistemas diferenciais
não-autônomos. A terceira parte da tese doutoral de A. M.
Lyapunov (1892) trata a questão sob prisma algo diferente. Entre
1928 e 1930, Oskar Perron formalizou o problema, construindo, en
passant, a primeira versão de exemplo que se tornaria
clássico na literatura. Subsequentemente, K. P. Persidskii
(1946) e R. E. Vinograd (1952) perceberam a clara
implicação do problema em certos ramos da Teoria e
Engenharia de Controle Não-Linear. Vinograd, em especial,
forneceu a fundamentação matemática para a
introdução, duas décadas mais tarde, do conceito
de auto-valores e auto-vetores variantes no tempo. De lá para
cá, pelo menos duas vertentes de um lado, os
matemáticos, do outro, os engenheiros têm produzido
apreciável volume de resultados, sem, no entanto, conseguir uma
solução definitiva e universal. De outra parte, em
anos recentes evidenciou-se que manobras de entrada atmosférica
tridimensional (assim como o preciso controle posicional de certas
classes de plataformas de petróleo) redundam, de maneira
incontornável, em problemas de estabilidade de sistemas
não-autônomos. E tudo se agrava na medida em que
está se questionando a própria validade do processo de
linearização quando aplicado a tais sistemas. A
apresentação em pauta resumirá o histórico
dessa linha de disquisição, bem como as
contribuições de matemáticos, físicos e
engenheiros. Chamará atenção para alguns detalhes
técnicos interessantes e exibirá
especulação quanto ao porquê de as manobras em
questão demandarem tratamento via formalismo de
Perron-Persidskii-Vinograd. E delineará o rumo das
investigações correntes do autor, e os resultados
esperados. Especial atenção será dispensada
àqueles com potencial impacto sobre a teoria dinâmica de
entrada atmosférica.
Sobre o Palestrante:
Graduação: Engenharia. Mecânica e Armamento, IME -
Instituto Militar de Engenharia, 1986. M.Sc.: Ciência Espacial /
Mecânica Orbital, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais, 1989. M.S.E.: Aerospace Engineering - The University of
Michigan - Ann Arbor, 1992. Ph.D.: Aerospace Engineering - The
University of Michigan - Ann Arbor, 1995. Experiência nas
áreas de Engenharia. Aeroespacial (dinâmica de reentrada e
de satélites e estabilização de foguetes de
sondagem) e de Engenharia. Naval e Oceânica (ênfase em
Projetos de Sistemas Oceânicos Fixos e Semi-Fixos). Atuou
principalmente nos seguintes temas: reentry, trajectories, Boole's
method, stability e optimization. Ministra Engenharia de Controle (na
Engenharia. Mecânica), Transferência de Calor,
Mecânica de Fluidos, Máquinas de Fluxo e disciplinas da
área geral de Matemática Aplicada na UFF - Universidade
Federal Fluminense, onde é Professor Adjunto. Principais
interesses de pesquisa: reentrada tri-dimensional e estabilidade de
sistemas dinâmicos não-autônomos, tanto no contexto
de Matemática quanto visando aplicações nas
engenharias. derivadas da Mecânica e da Elétrica e, mesmo,
em determinados ramos da Física.
Título:
DIREITO AERONÁUTICO APLICADO À ATIVIDADE AÉREA E
À ENGENHARIA AERONÁUTICA
Palestrante:
Daniel Celso Calazans
18
de
novembro
de
2010
Local: A108 - Bloco A
Campus Santo André
horário: 20:00 horas
Resumo da Palestra:
A manutenção e a indústria da
aviação, por sua complexidade, têm exigido uma
equipe de profissionais que abrange mecânicos, gerentes,
inspetores e outros técnicos com a finalidade de realizar e
verificar as diversas etapas do trabalho. A exigência desta
equipe tem originado também responsabilidade para cada um deles
dentro de suas funções. O inspetor, sob pena de
responsabilidade jurídica, ao verificar a qualidade do
serviço, deve procurar minuciosamente todo e qualquer tipo de
falha que possa comprometer a segurança. Esta
verificação pode variar de um aperto de parafuso à
instalação de dispositivos mais complexos. A
negligência e imperícia no desempenho de suas
funções têm gerado responsabilidade jurídica
aos profissionais dessa área de uma forma totalmente inovadora.
Desprezar a incidência do Direito Aeronáutico aplicado a
atividade aérea é rejeitável.
Sobre o Palestrante:
Especialista em direito aeronáutico pela Universidade
Estácio de Sá, Curso de extensão
Universitária em Aeronavegabilidade Continuada e Gerenciamento
de Crise pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica,
bacharel em direito pela Universidade Salesiana de Lorena. É
controlador de tráfego aéreo desempenhando a
função de supervisor na Torre de Controle de Congonhas.
Membro da Associação Brasileira de Direito
Aeronáutico e colunista de Direito Aeronáutico na revista
Aviação e Negócios CIA.
Título:
ESTUDO DO MODELO DE CORREÇÃO IONOSFÉRICA NA
LOCALIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DE COLETA DE DADOS NOS
PERÍODOS DE ALTA E BAIXA ATIVIDADE SOLAR
Palestrante: Aurea Aparecida da Silva
4
de
novembro
de
2010
Local: Auditório do oitavo andar - Bloco B
Campus Santo André
horário: 11:00 horas
Resumo da Palestra:
A localização de plataformas de coleta de dados (PCDs)
é obtida através de medidas de desvio Doppler,
considerando o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais. A
ionosfera pode ser considerada uma grande fonte de erro para a
localização de plataformas, por ser um meio dispersivo,
caracterizado pela formação de íons e
elétrons livres. A representação da ionosfera para
a localização é medida pelo conteúdo total
de elétrons – TEC. Este, por sua vez, tem uma dependência
direta com a localização geográfica, a
época do ano, a hora do dia, atividades geomagnéticas,
entre outras. A partir dessa observação, este trabalho
faz uma análise de dois diferentes modelos que descrevem os
valores de TEC, levando em conta dois diferentes períodos, o de
alta e de baixa atividade solar. Os resultados utilizam dados de desvio
Doppler ideais e reais para o satélite brasileiro SCD-2 e
representam a localização de plataformas fazendo uso das
correções ionosféricas através dos modelos
e condições citadas. As análises iniciais indicam
que, em período de alta atividade solar, um dos modelos (IONEX)
representa melhor a ionosfera, levando a uma melhoria na
localização de até 50% em relação ao
outro (IRI). Já em períodos de baixa atividade solar,
ambos os modelos representam os valores de TEC de forma similar,
não havendo mudanças consideráveis na
localização das PCDs. Palavras chave: Sistema Brasileiro
de Coletas de Dados Ambientais, Localização, Ionosfera,
Plataforma de Coleta de Dados, Conteúdo Total de
Elétrons, IRI e IONEX.
Sobre o Palestrante: Atualmente
é
bolsista
de
desenvolvimento
tecnológico
industrial
do
CNPq
nível
7A
em
desenvolvimento
no
INPE.
Também
é professora
da UNIP. Foi professora da UNIVAP durante cinco anos. Possui
graduação em Licenciatura
em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (1999);
Mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista
Júlio de Mesquita Filho
(2001) e Doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(2006).
Título:
Métodos alternativos para manobras de transferências
orbitais e interplanetárias
Palestrante:
Prof. Dr. Cristiano
Fiorilo de Melo
4
de
novembro
de
2010
Local: A108 - Bloco A
Campus Santo André
horário: 18:00 horas
Resumo da Palestra:
O planejamento de manobras de transferências orbitais de
veículos espaciais corresponde a uma importante tarefa da
Engenharia Aeroespacial uma vez que elas
estão presentes em praticamente todas as missões
espaciais. De maneira geral,
podemos dividir as manobras em dois grupos: 1) de transferências
entre
órbitas terrestres com diferentes elementos orbitais e 2) entre
uma órbita terrestre e outra ao
redor da Lua, de outro planeta ou asteróide. O planejamento de
tais manobras pode ser
feito a partir da dinâmica clássica do problema de dois
corpos acrescido de
técnicas de otimização para minimizar os elevados
custos de combustível de algumas delas,
como as que requerem mudanças de inclinação, por
exemplo. O objetivo
desta apresentação é apresentar estudos que levam
em conta a dinâmica de órbitas
periódicas preditas pelas dinâmicas dos problemas de
três e quatro corpos, ganho de energia por
swing-by, caos e técnicas de otimização para
minimizar os custos de alguns tipos
importantes de manobras, por exemplo, mudanças de
inclinação e
transferências entre a Terra e a Lua, a Terra e asteróides
e, ainda, transferências
interplanetárias.
Sobre o Palestrante:
Cristiano Fiorilo de Melo é graduado em Física pela
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF (1998), mestre em
Física também pela UFJF
(2001), doutor em Engenharia e Tecnologia Espaciais, pelo Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais,
INPE (2005) e Pós-doutorado no LAC/INPE (2006-2009). Trabalha
como Professor
Adjunto do Centro de Engenharia, Simulação e
Ciências Sociais
Aplicadas - CECS, da Fundação Universidade Federal do
ABC, UFABC, Santo André, SP, desde
fevereiro de 2010. Atua como pesquisador nos grupos: 1) Grupo de
Engenharia Aeroespacial
da UFABC, 2) Dinâmica Órbital e Planetologia da UNESP no
projeto
temático Encontros próximos em Dinâmica Orbital e,
2) Dinâmica não Linear
Aplicada, Controle e Processamento Digital de Sinais LAC/INPE.
Título:
PROJETO ASTER:
1a. Missão Brasileira de Espaço Profundo
Palestrante:
Profº Dr Antônio Gil Vicente de Brum
Palestra
da
2ª
Semana
de
Ciência
e
Tecnologia
2010
e
III
Simpósio
de
Iniciação
Científica
da
UFABC
horário:
16:00
horas 04 de novembro de
2010
Local: Auditório A110 Bloco A
Resumo da Palestra:
O projeto ASTER, basicamente, envolve a construção no
Brasil de uma sonda espacial de pequeno porte, baseada em plataforma de
espaço profundo, possivelmente de origem russa. A sonda
será enviada tendo como alvo o asteroide 2001SN263, que é
um NEA – Near Earth Asteroid. Este asteroide é, na realidade, um
sistema formado por três corpos com diâmetros estimados de
2,8 km, 1,9 km e 0,5 km. O projeto tem sua concepção
baseada na oportunidade de desenvolvimento e qualificação
em tecnologias espaciais, e abre uma janela de oportunidades de
desenvolvimento de pesquisas de excelência no campo
científico. Trabalha-se com uma configuração
prevendo 150 kg de massa, potência elétrica em torno de
2.100 W, sendo que 30 kg e 110 W estariam disponíveis para as
cargas úteis. Um cronograma tentativo prevê o
lançamento em 2015, para aproximação do
asteróide em 018. A sonda "visitaria" o corpo celeste por cerca
de um ano, colhendo e transmitindo informações para a
Terra. Uma das principais diretrizes desta missão é
tentar agregar o maior envolvimento brasileiro possível, seja na
plataforma, em sub-sistemas, na integração, na carga
útil, bem como, no rastreio, na guiagem e controle da sonda.
Pretende-se utilizar propulsores iônicos desenvolvidos por grupos
brasileiros. No momento, existem 3 tipos distintos de propulsores que
podem ser utilizados na missão. As manobras de
transferência devem se basear numa abordagem que envolve
órbitas periódicas e já vem sendo estudada (com
diversos artigos publicados) por uma equipe brasileira. A projeto ASTER
começou a ser pensado no final de 2008, e no momento,
pesquisadores e engenheiros do INPE, UNESP, UnB, ON, UFABC, UFRJ, USP,
UFPr, UEFS e Instituto Mauá de Engenharia estão
envolvidos na proposta.
Título:
DETRITOS ESPACIAIS: ASPECTOS TÉCNICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Dr. Marcelo Lopes de Oliveira e Souza
Local:
Auditório
Bloco B
8º andar
horário:
10:30
horas 20 de outubro de 2010
Resumo da
Palestra:
O crescente número de lançamentos de foguetes,
satélites e cargas úteis no espaço tem levado a
uma concentração cada vez maior de objetos inoperantes de
variadas dimensões nas órbitas mais utilizadas. Isto tem
criado um risco potencial de colisão e queda destes objetos, o
que tem preocupado as agências e empresas do setor espacial.
Nesta conferência, o Dr. Marcelo Lopes fará uma
apresentação contextualizada do tema “Detritos
Espaciais”. A partir de uma revisão das atividades espaciais no
passado relacionadas ao tema e de um resumo da situação
atual e das tendências que se apresentam, o especialista
irá enfatizar os aspectos técnicos e as
conseqüências que envolvem o tema abordado, bem como as
iniciativas propostas de normatização e de seus
prováveis impactos a nível internacional. O conferencista
apresentará, ainda, um resumo conclusivo sobre o tema com
ênfase nas conseqüências para o programa espacial
brasileiro.
Sobre o Palestrante:
Marcelo Lopes de Oliveira e Souza é Engenheiro de
Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de
Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP) em
1976. Estagiou no Centre National D´Etudes Spatiales (CNES), em
Toulouse, na França, em 1979. É Mestre em Ciências
Espaciais/Mecânica Orbital pelo INPE em 1980. É Ph.D. em
Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute
of Technology (MIT), em Cambridge-MA, nos Estados Unidos da
América, em 1985, onde defendeu uma tese sobre a
otimização do uso de combustível para o controle
de naves espaciais flexíveis. É Professor do Curso de
Engenharia e Tecnologia Espaciais/ Mecânica Espacial e
Controle-ETE/CMC do INPE desde 1985 em São José dos
Campos (SP). É Pesquisador Titular A3 da Divisão de
Mecânica Espacial e Controle-DMC do INPE desde 1991. É
Diplomado pelo Curso de Altos Estudos de Política e
Estratégia-CAEPE da Escola Superior de Guerra-ESG em 1992.
Atualmente ele é membro de várias sociedades
cientifícas nacionais e internacionais, em cujos congressos e
revistas publicou inúmeros trabalhos.
Título:
Energia Eólica Offshore
Profº Roberto Luiz da Cunha Barroso
Ramos
Palestra
convidada
da
2ª
Semana
de
Ciência
e
Tecnologia
2010
e
III
Simpósio
de
Iniciação
Científica
da
UFABC
horário:
16:00
horas 20 de outubro de 2010
Resumo da Palestra:
Uma tendência na área de energias renováveis
é a implantação de turbinas eólicas em
ambiente offshore. A palestra abordará os principais aspectos, o
estado-da-arte e os desafios científicos e tecnológicos
em modelagem e controle desses sistemas complexos.
Sobre o Palestrante:
O professor Roberto Ramos possui graduação em Engenharia
Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1983) , mestrado
em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia
Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de
Aeronáutica (2007) . Atualmente é Professor Adjunto da
Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de
Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Aeroelasticidade de
Helicópteros.
Título:
Manobras Orbitais de Veículos Espaciais dentro do Problema de
Dois e Três Corpos
Palestrante:
Prof. Dr. Antônio Fernando Bertachini
de Almeida Prado
Local:
Auditório
Bloco B
8º andar
horário:
10:30
horas 13
de
outubro
de
2010
Resumo da Palestra:
O objetivo dessa palestra é mostrar os métodos mais
utilizados para a realização de manobras orbitais dentro
de dinâmicas envolvendo dois ou
três corpos. Uma rápida revisão das necessidades
dessas manobras
será efetuada. Manobras clássicas e modernas serão
discutidas e
equacionamentos básicos serão desenvolvidos.
Sobre o Palestrante:
Possui graduação em Engenharia Química pela
Universidade de São Paulo (1985), graduação em
Bacharel Em Física pela Universidade
de São Paulo (1986), especialização em
Espaço pela International Space
University (1989) , mestrado em Ciência Espacial Mecânica
Orbital pelo Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (1989) , mestrado em Engenharia
Aeroespacial pela University
of Texas System (1991) e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela
University of Texas System (1993) . Atualmente é Consultor
"ad-hoc" -
Bolsista (Pq) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
e
Tecnológico, Tecnologista Senior do Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais, funcionário
da International Astronautical Federation, membro de comite do
Associação
Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, Diretot
Técnico do
Associação Aeroespacial Brasileira, Revisor de
periódico da Journal of Guidance, Control
and Dynamics, Revisor de periódico da Acta Astronautica, Revisor
de
periódico da Matemática Aplicada e Computacional, Membro
de corpo editorial da Nonlinear
dynamics and systems theory, funcionário da Universidade
Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da
Advances in Space
Research, Revisor de periódico da Celestial Mechanics &
Dynamical Astronomy,
Revisor de periódico da TEMA. Tendências em
Matemática
Aplicada e Computacional, Revisor de periódico da Acta
Astronautica, Revisor de
periódico da Mathematical Problems in Engineering e Membro de
corpo editorial da Nonlinear
Dynamics and Systems Theory. Tem experiência na área de
Engenharia
Aeroespacial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Manobras
Orbitais,
Trajetórias Espaciais, Swing-By, Problema Restrito de Três
Corpos,
Astrodinâmica e Mecânica Celeste.
Título: Aerodinâmica na
Embraer Palestrante:
Engº Edmar Alino da
Silva
08
de
outubro
de
2010
Local: A-108 - Bloco A
horário: 14:00 horas
Resumo da Palestra:
A palestra versará sobre a experiência do palestrante em
projetos de engenharia mecânica e aeronáutica na
Embraer: modelagem e simulação de sistemas complexos,
otimização
aerodinâmica e de sistemas, CFD (Computational Fluid Dynamics),
análise e
participação em ensaios em voo, ensaios em túnel
de vento, estimativa de cargas
aerodinâmicas e análises estruturais.
Sobre o Palestrante:
Edmar Alino da Silva é engenheiro mecânico pela
Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em
petróleo e gás natural pela mesma universidade, e mestre
em engenharia
aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de
Aeronáutica. É engenheiro
de desenvolvimento de produto da Embraer, onde há 8 anos
trabalha com
aerodinâmica e CFD.