Engenharia Aeroespacial
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Universidade Federal do ABC



Centro de Engenharia,
Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas



Palestras da
Eng. Aeroespacial



Título:
Business Value of 21stC Systems Engineering and
Systems-of-Systems (SoSs)

Palestrante:
Paul E. Gartz
BOEING

Local: UFABC - Campus Santo André / Auditório do Oitavo Andar do Bloco B
Data: 16/08/2011 às 15:00h.

O IEEE AESS Chapter UFABC - o único Capítulo da AESS (Aerospace & Electronic Systems Society) na América Latina, sediado na UFABC - convida a comunidade da UFABC e região para a palestra do Sr. Paul E. Gartz, um dos principais engenheiros da Boeing na área de desenvolvimento de softwares para operação de aeronaves.



 



Título:
TRAJETÓRIAS  TRANSATMOSFÉRICAS  HIPERSÔNICAS  TRIDIMENSIONAIS:  CURIOSO  DESAFIO  EM  SISTEMAS  DINÂMICOS  NÃO-AUTÔNOMOS

Palestrante:
Prof. Leonardo de Olivé Ferreira, Ph.D.


8 de junho de 2011
Local: Auditório A112 – Bloco A
Campus Santo André
horário: 14:00 horas


Resumo da Palestra:
Por volta de 1876, Konstantin Tsiolkovsky lançou a primeira coleção coesa de idéias sobre vôos espaciais, efetivamente fundando o que conhecemos como Astronáutica. Cuja história atingiria um marco miliário em 1956-7, com as primeiras reentradas bem-sucedidas de veículos aeroespaciais.  A seu turno, em 1879, Gaston Floquet lançou as bases da investigação teórica sobre estabilidade de sistemas diferenciais não-autônomos. A terceira parte da tese doutoral de A. M. Lyapunov (1892) trata a questão sob prisma algo diferente. Entre 1928 e 1930, Oskar Perron formalizou o problema, construindo, en passant, a primeira versão de exemplo que se tornaria clássico na literatura. Subsequentemente, K. P. Persidskii (1946) e R. E. Vinograd (1952) perceberam a clara implicação do problema em certos ramos da Teoria e Engenharia de Controle Não-Linear. Vinograd, em especial, forneceu a fundamentação matemática para a introdução, duas décadas mais tarde, do conceito de auto-valores e auto-vetores variantes no tempo. De lá para cá, pelo menos duas vertentes  de um lado, os matemáticos, do outro, os engenheiros  têm produzido apreciável volume de resultados, sem, no entanto, conseguir uma solução definitiva e universal.  De outra parte, em anos recentes evidenciou-se que manobras de entrada atmosférica tridimensional (assim como o preciso controle posicional de certas classes de plataformas de petróleo) redundam, de maneira incontornável, em problemas de estabilidade de sistemas não-autônomos. E tudo se agrava na medida em que está se questionando a própria validade do processo de linearização quando aplicado a tais sistemas.  A apresentação em pauta resumirá o histórico dessa linha de disquisição, bem como as contribuições de matemáticos, físicos e engenheiros. Chamará atenção para alguns detalhes técnicos interessantes e exibirá especulação quanto ao porquê de as manobras em questão demandarem tratamento via formalismo de Perron-Persidskii-Vinograd. E delineará o rumo das investigações correntes do autor, e os resultados esperados. Especial atenção será dispensada àqueles com potencial impacto sobre a teoria dinâmica de entrada atmosférica.


Sobre o Palestrante:
Graduação: Engenharia. Mecânica e Armamento, IME - Instituto Militar de Engenharia, 1986. M.Sc.: Ciência Espacial / Mecânica Orbital, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1989. M.S.E.: Aerospace Engineering - The University of Michigan - Ann Arbor, 1992. Ph.D.: Aerospace Engineering - The University of Michigan - Ann Arbor, 1995. Experiência nas áreas de Engenharia. Aeroespacial (dinâmica de reentrada e de satélites e estabilização de foguetes de sondagem) e de Engenharia. Naval e Oceânica (ênfase em Projetos de Sistemas Oceânicos Fixos e Semi-Fixos). Atuou principalmente nos seguintes temas: reentry, trajectories, Boole's method, stability e optimization. Ministra Engenharia de Controle (na Engenharia. Mecânica), Transferência de Calor, Mecânica de Fluidos, Máquinas de Fluxo e disciplinas da área geral de Matemática Aplicada na UFF - Universidade Federal Fluminense, onde é Professor Adjunto. Principais interesses de pesquisa: reentrada tri-dimensional e estabilidade de sistemas dinâmicos não-autônomos, tanto no contexto de Matemática quanto visando aplicações nas engenharias. derivadas da Mecânica e da Elétrica e, mesmo, em determinados ramos da Física.


Título:
TRAJETÓRIAS  TRANSATMOSFÉRICAS  HIPERSÔNICAS  TRIDIMENSIONAIS:  CURIOSO  DESAFIO  EM  SISTEMAS  DINÂMICOS  NÃO-AUTÔNOMOS

Palestrante:
Prof. Leonardo de Olivé Ferreira, Ph.D.


8 de junho de 2011
Local: Auditório A112 – Bloco A
Campus Santo André
horário: 14:00 horas


Resumo da Palestra:
Por volta de 1876, Konstantin Tsiolkovsky lançou a primeira coleção coesa de idéias sobre vôos espaciais, efetivamente fundando o que conhecemos como Astronáutica. Cuja história atingiria um marco miliário em 1956-7, com as primeiras reentradas bem-sucedidas de veículos aeroespaciais.  A seu turno, em 1879, Gaston Floquet lançou as bases da investigação teórica sobre estabilidade de sistemas diferenciais não-autônomos. A terceira parte da tese doutoral de A. M. Lyapunov (1892) trata a questão sob prisma algo diferente. Entre 1928 e 1930, Oskar Perron formalizou o problema, construindo, en passant, a primeira versão de exemplo que se tornaria clássico na literatura. Subsequentemente, K. P. Persidskii (1946) e R. E. Vinograd (1952) perceberam a clara implicação do problema em certos ramos da Teoria e Engenharia de Controle Não-Linear. Vinograd, em especial, forneceu a fundamentação matemática para a introdução, duas décadas mais tarde, do conceito de auto-valores e auto-vetores variantes no tempo. De lá para cá, pelo menos duas vertentes  de um lado, os matemáticos, do outro, os engenheiros  têm produzido apreciável volume de resultados, sem, no entanto, conseguir uma solução definitiva e universal.  De outra parte, em anos recentes evidenciou-se que manobras de entrada atmosférica tridimensional (assim como o preciso controle posicional de certas classes de plataformas de petróleo) redundam, de maneira incontornável, em problemas de estabilidade de sistemas não-autônomos. E tudo se agrava na medida em que está se questionando a própria validade do processo de linearização quando aplicado a tais sistemas.  A apresentação em pauta resumirá o histórico dessa linha de disquisição, bem como as contribuições de matemáticos, físicos e engenheiros. Chamará atenção para alguns detalhes técnicos interessantes e exibirá especulação quanto ao porquê de as manobras em questão demandarem tratamento via formalismo de Perron-Persidskii-Vinograd. E delineará o rumo das investigações correntes do autor, e os resultados esperados. Especial atenção será dispensada àqueles com potencial impacto sobre a teoria dinâmica de entrada atmosférica.


Sobre o Palestrante:
Graduação: Engenharia. Mecânica e Armamento, IME - Instituto Militar de Engenharia, 1986. M.Sc.: Ciência Espacial / Mecânica Orbital, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1989. M.S.E.: Aerospace Engineering - The University of Michigan - Ann Arbor, 1992. Ph.D.: Aerospace Engineering - The University of Michigan - Ann Arbor, 1995. Experiência nas áreas de Engenharia. Aeroespacial (dinâmica de reentrada e de satélites e estabilização de foguetes de sondagem) e de Engenharia. Naval e Oceânica (ênfase em Projetos de Sistemas Oceânicos Fixos e Semi-Fixos). Atuou principalmente nos seguintes temas: reentry, trajectories, Boole's method, stability e optimization. Ministra Engenharia de Controle (na Engenharia. Mecânica), Transferência de Calor, Mecânica de Fluidos, Máquinas de Fluxo e disciplinas da área geral de Matemática Aplicada na UFF - Universidade Federal Fluminense, onde é Professor Adjunto. Principais interesses de pesquisa: reentrada tri-dimensional e estabilidade de sistemas dinâmicos não-autônomos, tanto no contexto de Matemática quanto visando aplicações nas engenharias. derivadas da Mecânica e da Elétrica e, mesmo, em determinados ramos da Física.


Título:
DIREITO AERONÁUTICO APLICADO À ATIVIDADE AÉREA E À ENGENHARIA AERONÁUTICA

Palestrante:
Daniel Celso Calazans


18 de novembro de 2010
Local: A108 - Bloco A
Campus Santo André
horário: 20:00 horas


Resumo da Palestra:
A manutenção e a indústria da aviação, por sua complexidade, têm exigido uma equipe de profissionais que abrange mecânicos, gerentes, inspetores e outros técnicos com a finalidade de realizar e verificar as diversas etapas do trabalho. A exigência desta equipe tem originado também responsabilidade para cada um deles dentro de suas funções. O inspetor, sob pena de responsabilidade jurídica, ao verificar a qualidade do serviço, deve procurar minuciosamente todo e qualquer tipo de falha que possa comprometer a segurança. Esta verificação pode variar de um aperto de parafuso à instalação de dispositivos mais complexos. A negligência e imperícia no desempenho de suas funções têm gerado responsabilidade jurídica aos profissionais dessa área de uma forma totalmente inovadora. Desprezar a incidência do Direito Aeronáutico aplicado a atividade aérea é rejeitável.

Sobre o Palestrante:
Especialista em direito aeronáutico pela Universidade Estácio de Sá, Curso de extensão Universitária em Aeronavegabilidade Continuada e Gerenciamento de Crise pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, bacharel em direito pela Universidade Salesiana de Lorena. É controlador de tráfego aéreo desempenhando a função de supervisor na Torre de Controle de Congonhas. Membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e colunista de Direito Aeronáutico na revista Aviação e Negócios CIA.

Título:
ESTUDO DO MODELO DE CORREÇÃO IONOSFÉRICA NA LOCALIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DE COLETA DE DADOS NOS PERÍODOS DE ALTA E BAIXA ATIVIDADE SOLAR


Palestrante:
Aurea Aparecida da Silva

4 de novembro de 2010
Local: Auditório do oitavo andar - Bloco B
Campus Santo André
horário: 11:00 horas


Resumo da Palestra:
A localização de plataformas de coleta de dados (PCDs) é obtida através de medidas de desvio Doppler, considerando o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais. A ionosfera pode ser considerada uma grande fonte de erro para a localização de plataformas, por ser um meio dispersivo, caracterizado pela formação de íons e elétrons livres. A representação da ionosfera para a localização é medida pelo conteúdo total de elétrons – TEC. Este, por sua vez, tem uma dependência direta com a localização geográfica, a época do ano, a hora do dia, atividades geomagnéticas, entre outras. A partir dessa observação, este trabalho faz uma análise de dois diferentes modelos que descrevem os valores de TEC, levando em conta dois diferentes períodos, o de alta e de baixa atividade solar. Os resultados utilizam dados de desvio Doppler ideais e reais para o satélite brasileiro SCD-2 e representam a localização de plataformas fazendo uso das correções ionosféricas através dos modelos e condições citadas. As análises iniciais indicam que, em período de alta atividade solar, um dos modelos (IONEX) representa melhor a ionosfera, levando a uma melhoria na localização de até 50% em relação ao outro (IRI). Já em períodos de baixa atividade solar, ambos os modelos representam os valores de TEC de forma similar, não havendo mudanças consideráveis na localização das PCDs. Palavras chave: Sistema Brasileiro de Coletas de Dados Ambientais, Localização, Ionosfera, Plataforma de Coleta de Dados, Conteúdo Total de Elétrons, IRI e IONEX.
 
Sobre o Palestrante:
Atualmente é bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial do CNPq nível 7A em desenvolvimento no INPE. Também é professora da UNIP. Foi professora da UNIVAP durante cinco anos. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999); Mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006).

Título:
Métodos alternativos para manobras de transferências orbitais e interplanetárias

Palestrante:
Prof. Dr. Cristiano
Fiorilo de Melo

4 de novembro de 2010
Local: A108 - Bloco A
Campus Santo André
horário: 18:00 horas


Resumo da Palestra:
O planejamento de manobras de transferências orbitais de veículos espaciais corresponde a uma importante tarefa da Engenharia Aeroespacial uma vez que elas estão presentes em praticamente todas as missões espaciais. De maneira geral, podemos dividir as manobras em dois grupos: 1) de transferências entre órbitas terrestres com diferentes elementos orbitais e 2) entre uma órbita terrestre e outra ao redor da Lua, de outro planeta ou asteróide. O planejamento de tais manobras pode ser feito a partir da dinâmica clássica do problema de dois corpos acrescido de técnicas de otimização para minimizar os elevados custos de combustível de algumas delas, como as que requerem mudanças de inclinação, por exemplo. O objetivo desta apresentação é apresentar estudos que levam em conta a dinâmica de órbitas periódicas preditas pelas dinâmicas dos problemas de três e quatro corpos, ganho de energia por swing-by, caos e técnicas de otimização para minimizar os custos de alguns tipos importantes de manobras, por exemplo, mudanças de inclinação e transferências entre a Terra e a Lua, a Terra e asteróides e, ainda, transferências interplanetárias.
 
Sobre o Palestrante:
Cristiano Fiorilo de Melo é graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF (1998), mestre em Física também pela UFJF (2001), doutor em Engenharia e Tecnologia Espaciais, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE (2005) e Pós-doutorado no LAC/INPE (2006-2009). Trabalha como Professor Adjunto do Centro de Engenharia, Simulação e Ciências Sociais Aplicadas - CECS, da Fundação Universidade Federal do ABC, UFABC, Santo André, SP, desde fevereiro de 2010. Atua como pesquisador nos grupos: 1) Grupo de Engenharia Aeroespacial da UFABC, 2) Dinâmica Órbital e Planetologia da UNESP no projeto temático Encontros próximos em Dinâmica Orbital e, 2) Dinâmica não Linear Aplicada, Controle e Processamento Digital de Sinais LAC/INPE.

Título:
PROJETO ASTER:
1a. Missão Brasileira de Espaço Profundo


Palestrante:
Profº Dr Antônio Gil Vicente de Brum


Palestra da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia 2010 e III Simpósio de Iniciação Científica da UFABC

horário: 16:00 horas
04 de novembro de 2010


Local: Auditório A110 Bloco A



Resumo da Palestra:
O projeto ASTER, basicamente, envolve a construção no Brasil de uma sonda espacial de pequeno porte, baseada em plataforma de espaço profundo, possivelmente de origem russa. A sonda será enviada tendo como alvo o asteroide 2001SN263, que é um NEA – Near Earth Asteroid. Este asteroide é, na realidade, um sistema formado por três corpos com diâmetros estimados de 2,8 km, 1,9 km e 0,5 km. O projeto tem sua concepção baseada na oportunidade de desenvolvimento e qualificação em tecnologias espaciais, e abre uma janela de oportunidades de desenvolvimento de pesquisas de excelência no campo científico. Trabalha-se com uma configuração prevendo 150 kg de massa, potência elétrica em torno de 2.100 W, sendo que 30 kg e 110 W estariam disponíveis para as cargas úteis. Um cronograma tentativo prevê o lançamento em 2015, para aproximação do asteróide em 018. A sonda "visitaria" o corpo celeste por cerca de um ano, colhendo e transmitindo informações para a Terra. Uma das principais diretrizes desta missão é tentar agregar o maior envolvimento brasileiro possível, seja na plataforma, em sub-sistemas, na integração, na carga útil, bem como, no rastreio, na guiagem e controle da sonda. Pretende-se utilizar propulsores iônicos desenvolvidos por grupos brasileiros. No momento, existem 3 tipos distintos de propulsores que podem ser utilizados na missão. As manobras de transferência devem se basear numa abordagem que envolve órbitas periódicas e já vem sendo estudada (com diversos artigos publicados) por uma equipe brasileira. A projeto ASTER começou a ser pensado no final de 2008, e no momento, pesquisadores e engenheiros do INPE, UNESP, UnB, ON, UFABC, UFRJ, USP, UFPr, UEFS e Instituto Mauá de Engenharia estão envolvidos na proposta.
 
 

Título:
DETRITOS ESPACIAIS: ASPECTOS TÉCNICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Dr. Marcelo Lopes de Oliveira e Souza

Local: Auditório
Bloco B
8º andar

horário: 10:30 horas
20 de outubro de 2010

Resumo da Palestra:
O crescente número de lançamentos de foguetes, satélites e cargas úteis no espaço tem levado a uma concentração cada vez maior de objetos inoperantes de variadas dimensões nas órbitas mais utilizadas. Isto tem criado um risco potencial de colisão e queda destes objetos, o que tem preocupado as agências e empresas do setor espacial. Nesta conferência, o Dr. Marcelo Lopes fará uma apresentação contextualizada do tema “Detritos Espaciais”. A partir de uma revisão das atividades espaciais no passado relacionadas ao tema e de um resumo da situação atual e das tendências que se apresentam, o especialista irá enfatizar os aspectos técnicos e as conseqüências que envolvem o tema abordado, bem como as iniciativas propostas de normatização e de seus prováveis impactos a nível internacional. O conferencista apresentará, ainda, um resumo conclusivo sobre o tema com ênfase nas conseqüências para o programa espacial brasileiro.
 
Sobre o Palestrante:
Marcelo Lopes de Oliveira e Souza é Engenheiro de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP) em 1976. Estagiou no Centre National D´Etudes Spatiales (CNES), em Toulouse, na França, em 1979. É Mestre em Ciências Espaciais/Mecânica Orbital pelo INPE em 1980. É Ph.D. em Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge-MA, nos Estados Unidos da América, em 1985, onde defendeu uma tese sobre a otimização do uso de combustível para o controle de naves espaciais flexíveis. É Professor do Curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais/ Mecânica Espacial e Controle-ETE/CMC do INPE desde 1985 em São José dos Campos (SP). É Pesquisador Titular A3 da Divisão de Mecânica Espacial e Controle-DMC do INPE desde 1991. É Diplomado pelo Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia-CAEPE da Escola Superior de Guerra-ESG em 1992. Atualmente ele é membro de várias sociedades cientifícas nacionais e internacionais, em cujos congressos e revistas publicou inúmeros trabalhos.

Título:
Energia Eólica Offshore

Profº Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos

Palestra convidada da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia 2010 e III Simpósio de Iniciação Científica da UFABC

horário: 16:00 horas
20 de outubro de 2010


Resumo da Palestra:
Uma tendência na área de energias renováveis é a implantação de turbinas eólicas em ambiente offshore. A palestra abordará os principais aspectos, o estado-da-arte e os desafios científicos e tecnológicos em modelagem e controle desses sistemas complexos.

 
Sobre o Palestrante:
O professor Roberto Ramos possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1983) , mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2007) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Aeroelasticidade de Helicópteros.

Título:
Manobras Orbitais de Veículos Espaciais dentro do Problema de Dois e Três Corpos

Palestrante:
Prof. Dr. Antônio Fernando Bertachini
de Almeida Prado

Local: Auditório
Bloco B
8º andar

horário: 10:30 horas
13 de outubro de 2010

Resumo da Palestra:
O objetivo dessa palestra é mostrar os métodos mais utilizados para a realização de manobras orbitais dentro de dinâmicas envolvendo dois ou três corpos. Uma rápida revisão das necessidades dessas manobras será efetuada. Manobras clássicas e modernas serão discutidas e equacionamentos básicos serão desenvolvidos.


Sobre o Palestrante:
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1985), graduação em Bacharel Em Física pela Universidade de São Paulo (1986), especialização em Espaço pela International Space University (1989) , mestrado em Ciência Espacial Mecânica Orbital pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989) , mestrado em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas System (1991) e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas System (1993) . Atualmente é Consultor "ad-hoc" - Bolsista (Pq) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tecnologista Senior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, funcionário da International Astronautical Federation, membro de comite do Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, Diretot Técnico do Associação Aeroespacial Brasileira, Revisor de periódico da Journal of Guidance, Control and Dynamics, Revisor de periódico da Acta Astronautica, Revisor de periódico da Matemática Aplicada e Computacional, Membro de corpo editorial da Nonlinear dynamics and systems theory, funcionário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Advances in Space Research, Revisor de periódico da Celestial Mechanics & Dynamical Astronomy, Revisor de periódico da TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, Revisor de periódico da Acta Astronautica, Revisor de periódico da Mathematical Problems in Engineering e Membro de corpo editorial da Nonlinear Dynamics and Systems Theory. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Manobras Orbitais, Trajetórias Espaciais, Swing-By, Problema Restrito de Três Corpos, Astrodinâmica e Mecânica Celeste.


Título: Aerodinâmica na Embraer
Palestrante: Engº Edmar Alino da Silva



08 de outubro de 2010
Local: A-108 - Bloco A
horário: 14:00 horas

Resumo da Palestra:
A palestra versará sobre a experiência do palestrante em projetos de engenharia mecânica e aeronáutica na Embraer: modelagem e simulação de sistemas complexos, otimização aerodinâmica e de sistemas, CFD (Computational Fluid Dynamics), análise e participação em ensaios em voo, ensaios em túnel de vento, estimativa de cargas aerodinâmicas e análises estruturais.

Sobre o Palestrante:
Edmar Alino da Silva é engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em petróleo e gás natural pela mesma universidade, e mestre em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. É engenheiro de desenvolvimento de produto da Embraer, onde há 8 anos trabalha com aerodinâmica e CFD.


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