NH4801
Práticas de Ensino em Ciências e Matemática I
T P I = 4 0 4
Ementa
Tendências do ensino de Ciências Naturais e Matemática em diferentes momentos históricos no Brasil e no mundo. Aspectos teórico-práticos sobre a construção do conhecimento científico na escola. Tendências atuais para o ensino e aprendizagem de ciências. Caracterização da educação em ciências em espaços escolares. Currículos de Ciências e Matemática no ensino fundamental. Transposição didática. Tendências e práticas de pesquisa em ensino de Ciências. Identificação e análise de projetos pedagógicos e planos de ensino desenvolvidos na rede municipal, estadual e particular no ensino fundamental II nas áreas de Ciências e Matemática.
Bibliografia Básica
Myriam Krasilchik. O professor e o currículo das ciênciasHERNANDEZ Y Ventura. A Organização do Currículo por Projetos de TrabalhoLOPES, A. C. e MACEDO, E. Currículo de Ciências em Debate
P“‘|
Bibliografia Complementar
Antonio Flavio B. Moreira (org.). CURRÍCULO: POLÍTICAS E PRÁTICASIvani C.A. Fazenda (org.). DIDÁTICA E INTERDISCIPLINARIDADE
alhoLOPES, A. C. e MACEDO, E. Currículo de Ciências em Debate
P“‘|