EN4103
Paisagismo e Gestão de Unidades de Conservação
T P I = 3 1 2
Recomendação
Recomendada para o final do curso. Transformações nos Seres Vivos e Ambiente; Biomas e Gestão de Ecossistemas.
Ementa
Visão geral dos objetivos e campos do paisagismo. Caracterização dos fatores relevantes da programação espacial dos espaços não edificados. Compreensão das espécies vegetais, sua utilização nos espaços paisagísticos, implantação e manutenção de jardins. Conceitos de biocentrismo e antropocentrismo e sua influência no paisagismo e na criação das unidades de conservação. Criação de Unidades de Conservação no Brasil: da beleza cênica a conservação da Biodiversidade. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação e seus regulamentos. Critérios técnicos para a criação de uma unidade de conservação. Os instrumentos de manejo e gestão das Unidades de Conservação. O Gerenciamento de Unidades de Conservação. Conflitos e oportunidades das unidades de conservação na paisagem urbana.
Bibliografia Básica
BRASIL. Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Roteiro Metodológico de Planejamento para Parques, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas. Brasília: DIREC / IBAMA, 2002.
SANTOS, R. F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos. 2004.
PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina, PR: Planta, 2001. 327 p.
Bibliografia Complementar
MASCARO, Juan Luis (org). Infra-estrutura da paisagem. Porto Alegre: +4Editora, 2008. 194 p.
TERBORGH, John; van SCHAIKI, Carel; DAVENPORT, Lisa; RAO, Mahdu (org). Tornando os Parques Eficientes: estratégias para a conservação da natureza nos trópicos. Curitiba: UFPR/Fundação O Boticário, 2002. 518 p.
MILANO, M. S. Unidades de Conservação: atualidades e tendências. Organizador: Curitiba: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
MORSELLO, C. Áreas protegidas públicas e privadas: seleção e manejo. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2001. 344p.
BAGER, A. Áreas Protegidas: Conservação no Âmbito do Cone Sul. Pelotas: PUC, 2003.