Conceitos básicos: teoria do consumidor e da firma, modelos tradicionais de concorrência; empresa, indústria e mercados; economias de escala e escopo; análise estrutural dos mercados: concentração dos mercados, diferenciação de produtos, barreiras à entrada, estrutura de mercados e inovação; interação estratégica: teoria dos jogos, coordenação monopolistica; a grande empresa contemporânea: teoria dos custos de transação, diversificação, competências e coerência produtiva, cooperação interindustrial e redes de empresas; estratégias empresariais: concorrência schumpeteriana, estratégias de inovação, de propaganda e marketing e de financiamento; políticas e regulação de mercados: defesa da concorrência, regulação econômica, política industrial e ambiental.
Bibliografia Básica
PINDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L . Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
VASCONCELLOS, M.A.S. Economia: Macro e Microeconomia. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN: 8522443211
MOCHON, F. M. Principios de economia. São Paulo: Pearson; Prentice Hall, 2006. ISBN: 9798576050826
Bibliografia Complementar
INDYCK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L . Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
VASCONCELLOS, M.A.S. Economia: Macro e Microeconomia. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN: 8522443211
MOCHON, F. M. Principios de economia. São Paulo: Pearson; Prentice Hall, 2006. ISBN: 9798576050826