Cartografia e Geoprocessamento; Direito Ambiental e Urbanístico.
Ementa
Déficits e necessidades de investimentos em habitação e infra-estrutura: favelas, cortiços, loteamentos ilegais. A habitação enquanto bem social e familiar especial. Produção pública e privada da habitação (e das cidades). Programas e projetos contemporâneos: urbanização, regularização fundiária, reabilitação de cortiços, construção por empreiteiras, mutirão, autogestão, autoconstrução. A questão dos mananciais e os conflitos habitacionais e ambientais. Segregação sócio-espacial da população de baixa renda e os fatores relacionados. Periferia pobre e periferia rica: um olhar dialético sobre as questões do espaço urbano no mundo globalizado (favelas e condomínios). A postura da sociedade em relação a esses assentamentos. Obs. Está prevista a realização de projeto nesta disciplina.
Bibliografia Básica
MARTINS, M L. R. Moradia e Mananciais. Tensão e diálogo na metrópole. São Paulo: FAUUSP/ FAPESP, 2006.
DAVIS, M. Planeta favela. São Paulo: Biotempo, 2006.
ROLNIK, R. A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel/ FAPESP, 1997. 242p. (Coleção Cidade Aberta).
Bibliografia Complementar
MORETTI, R. de S. Loteamento: manual de recomendações para elaboração de projeto. 2.ed. São Paulo: IPT, 1986. 181 p.
MASCARÓ, J. L. Loteamento urbanos. 2 ed. Porto Alegre: +4editora, 2005. 93 p.
MASCARÓ, J. L.; YOSHINAGA, M. Infra-estrutura urbana. Porto Alegre: +4editora, 2005. 207 p
ALFONSIN, Betânia de Morais. Regularização da terra e moradia: o que é e como implementar. São Paulo: Instituto Pólis, 2002. 175 p.
MASCARO, Juan Luis. O custo das decisões arquitetônicas. 4 ed. Porto Alegre: Masquatro, 2006. 191 p.