Componentes históricos da educação. O processo educacional em sua dimensão comportamental. O processo educacional em sua dimensão cognitiva.
Bibliografia Básica
CATANIA, C. Psicologia da Aprendizagem. Porto alegre: Artmed, 1999.COLL, César; PALÁCIOS, Jesus MARCHESI, Álvaro (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. V.1.DEWEY, J. Como pensamos. 2. ed. Tradução Godofredo Rangel. São Paulo: Nacional, 1953.KÖHLER, W. Psicologia da Gestalt. Belo Horizonte: Itatiaia, 1968.PIAGET, J . A Epistemologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.PIAGET, J. & INHELDER, B. A Psicologia da criança. São Paulo: Bertrand, 1993.ROUSSEAU, J-J. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Bertrand Brasil, 1995.SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1970.SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix e EDUSP, 1982.- VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Bibliografia Complementar
Rodolofo M. Antonello, Rita Moretti, Paola Toree. Basal Ganglia and Thalamus: Their Role in Cognition and Behaviour.
). Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. V.1.DEWEY, J. Como pensamos. 2. ed. Tradução Godofredo Rangel. São Paulo: Nacional, 1953.KÖHLER, W. Psicologia da Gestalt. Belo Horizonte: Itatiaia, 1968.PIAGET, J . A Epistemologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.PIAGET, J. & INHELDER, B. A Psicologia da criança. São Paulo: Bertrand, 1993.ROUSSEAU, J-J. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Bertrand Brasil, 1995.SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1970.SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix e EDUSP, 1982.- VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.