Teorias de ensino e aprendizagem. Abordagens da relação mediadora entre professor, aluno e o conhecimento. Formação do professor reflexivo. Organização do trabalho pedagógico na escola. Projeto pedagógico e planejamento de ensino. Natureza do trabalho docente e profissionalização do professor. Interdisciplinaridade e educação. Recursos e modalidades didáticas. Questões críticas do ensino: indisciplina, drogas, diversidade. Avaliação da Aprendizagem.
Bibliografia Básica
Marli André (org.). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORESNÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formaçãoIlma P.A. Veiga e Cristina d’Ávila (orgs.). PROFISSÃO DOCENTE: NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS
¸
a Cambri
Bibliografia Complementar
Lucia Moysés. O DESAFIO DE SABER ENSINARHERNANDEZ Y Ventura. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho
a sua formaçãoIlma P.A. Veiga e Cristina d’Ávila (orgs.). PROFISSÃO DOCENTE: NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS