E N G E N H A R I A  A E R O E S P A C I A L


O Curso

Matriz Curricular

Projetos de Pesquisa

Docentes

Eventos & Links



Universidade Federal do ABC

Centro de Engenharia,
Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
















BC1627
Didática

T P I = 4 0 4

Ementa

Teorias de ensino e aprendizagem. Abordagens da relação mediadora entre professor, aluno e o conhecimento. Formação do professor reflexivo. Organização do trabalho pedagógico na escola. Projeto pedagógico e planejamento de ensino. Natureza do trabalho docente e profissionalização do professor. Interdisciplinaridade e educação. Recursos e modalidades didáticas. Questões críticas do ensino: indisciplina, drogas, diversidade. Avaliação da Aprendizagem.

Bibliografia Básica

Marli André (org.). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORESNÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formaçãoIlma P.A. Veiga e Cristina d’Ávila (orgs.). PROFISSÃO DOCENTE: NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS

¸
a Cambri

Bibliografia Complementar

Lucia Moysés. O DESAFIO DE SABER ENSINARHERNANDEZ Y Ventura. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho
a sua formaçãoIlma P.A. Veiga e Cristina d’Ávila (orgs.). PROFISSÃO DOCENTE: NOVOS SENTIDOS, NOVAS PERSPECTIVAS

¸
a Cambri

Tipo

Livre