E N G E N H A R I A  A E R O E S P A C I A L


O Curso

Matriz Curricular

Projetos de Pesquisa

Docentes

Eventos & Links



Universidade Federal do ABC

Centro de Engenharia,
Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
















BC1625
Práticas de Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental

T P I = 4 0 4

Ementa

Concepções de um bom professor de Ciências e Matemática. Tendências do ensino de Ciências Naturais e Matemática em diferentes momentos históricos no Brasil e no mundo. Aspectos teórico-práticos sobre a construção do conhecimento na escola. Propostas curriculares de Ciências e Matemática no ensino fundamental. Transposição didática. Novas tecnologias e ensino de ciências e matemática. O livro didático de ciências e matemática: história, pesquisa e referenciais do PNLD. Identificação e análise de projetos pedagógicos e planos de ensino desenvolvidos na rede municipal, estadual e particular no ensino fundamental II nas áreas de Ciências e Matemática.

Bibliografia Básica

BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. BARRETO, E. S. S. (org.) Os currículos de ensino fundamental das escolas brasileiras. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998.CARVALHO., A. M. P. & GIL-PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995.CHEVALLARD, Y. La transposicion didactica: Del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991D`AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 2ª edição. São Paulo: Palas Athena, 2001. 174p.LOPES, A. C. e MACEDO, E. Currículo de Ciências em Debate. Campinas, SP, Ed. Papirus, 2004.MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2000. NARDI, R. (org.) Questões atuais no ensino de Ciências: Tendências e inovações. São Paulo: Escrituras, 1998.Artigos de periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências e matemática.

Bibliografia Complementar


RASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. BARRETO, E. S. S. (org.) Os currículos de ensino fundamental das escolas brasileiras. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998.CARVALHO., A. M. P. & GIL-PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995.CHEVALLARD, Y. La transposicion didactica: Del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991D`AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 2ª edição. São Paulo: Palas Athena, 2001. 174p.LOPES, A. C. e MACEDO, E. Currículo de Ciências em Debate. Campinas, SP, Ed. Papirus, 2004.MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2000. NARDI, R. (org.) Questões atuais no ensino de Ciências: Tendências e inovações. São Paulo: Escrituras, 1998.Artigos de periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências e matemática.

Tipo

Livre