BC1613
Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna
T P I = 4 0 4
Ementa
A concepção determinista e mecanicista: uma imagem da natureza e do método. A mecânica de Newton. A ciência nos séculos XVII a XIX: química, calor e energia, eletricidade e magnetismo, metalurgia, biologia. A técnica: engenharia e a transformação da natureza e civilização; As ciências físicas no limiar do século XX: o átomo e a radioatividade. Teoria da relatividade e a física quântica. A “nova química”. A biologia da teoria da evolução e da genética. A história natural da Terra. A crise revolucionária da matemática e da lógica.
Bibliografia Básica
BLANCHÉ, Robert. História da Lógica. Lisboa, Edições 70, 1996.BEN-DOV, Yoav. Convite à Física. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1996.BERNSTEIN,Jeremy.As idéias de Einstein. Editora Cultrix,Editora da Universidade de S.Paulo,S.Paulo,1975.BREMAN, Richard. Gigantes da Física: uma história da física moderna através de oito biografias. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998CASINI,Paolo.Newton e a Consciência Européia.S.Paulo,Editora Unesp,1995.EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas, UNICAMP, 2004.GEYMONAT,Ludovico.Galileu Galilei.Rio de Janeiro,Nova Fronteira,1997.HELLMAN, Hal. Grandes Debates da Ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo, UNESP, 1999.HENIG, Robin M. O Monge no Jardim: o gênio esquecido e redescoberto de Gregor Mendel, o pai da genética. Rio de Janeiro, Rocco, 2001.HENRY, John. A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.HILBERT, David. Pensamiento Axiomático (versão original: “Axiomatisches Denken”, Mathematische Anncden, v.78, 1910, pp. 405-415), in: http://www.garciabacca.com/libros/pensamientoaxio.htmlKOYRÉ,Alexandre.Do mundo fechado ao universo infinito.Rio de Janeiro,Forense Universitária,2006.LOSEE, John. Introducción histórica a la filosofia de la ciencia. Madrid, Alianza Universidad, 2006.MAYR, Ernest. Biologia: ciência única. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.ROCHA, José F. (ed). Origens e Evolução das Idéias da Física. Salvador, EDUFBA, 2002.ROSSI, Paolo. O Nascimento da Ciência Moderna na Europa. Bauru, EDUSC, 2001.
xå
±Â[{Ä[
Bibliografia Complementar
BELL, Madison S. Lavoisier no Ano Um: nascimento de uma nova ciência numa era de revoluçãoDEBUS, Allen George. Man and Nature in the Renaissance
,Jeremy.As idéias de Einstein. Editora Cultrix,Editora da Universidade de S.Paulo,S.Paulo,1975.BREMAN, Richard. Gigantes da Física: uma história da física moderna através de oito biografias. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998CASINI,Paolo.Newton e a Consciência Européia.S.Paulo,Editora Unesp,1995.EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas, UNICAMP, 2004.GEYMONAT,Ludovico.Galileu Galilei.Rio de Janeiro,Nova Fronteira,1997.HELLMAN, Hal. Grandes Debates da Ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo, UNESP, 1999.HENIG, Robin M. O Monge no Jardim: o gênio esquecido e redescoberto de Gregor Mendel, o pai da genética. Rio de Janeiro, Rocco, 2001.HENRY, John. A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.HILBERT, David. Pensamiento Axiomático (versão original: “Axiomatisches Denken”, Mathematische Anncden, v.78, 1910, pp. 405-415), in: http://www.garciabacca.com/libros/pensamientoaxio.htmlKOYRÉ,Alexandre.Do mundo fechado ao universo infinito.Rio de Janeiro,Forense Universitária,2006.LOSEE, John. Introducción histórica a la filosofia de la ciencia. Madrid, Alianza Universidad, 2006.MAYR, Ernest. Biologia: ciência única. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.ROCHA, José F. (ed). Origens e Evolução das Idéias da Física. Salvador, EDUFBA, 2002.ROSSI, Paolo. O Nascimento da Ciência Moderna na Europa. Bauru, EDUSC, 2001.
xå
±Â[{Ä[