E N G E N H A R I A  A E R O E S P A C I A L


O Curso

Matriz Curricular

Projetos de Pesquisa

Docentes

Eventos & Links



Universidade Federal do ABC

Centro de Engenharia,
Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
















BC1602
Educação Científica, Sociedade e Cultura

T P I = 4 0 4

Ementa

Possibilidades de atuação do educador (licenciado) e da educação científica na sociedade atual. Percepção pública da ciência e tecnologia. Divulgação científica. Alfabetização científica: articulações com a cultura e a construção da cidadania. Globalização e cultura científica. Conexões entre arte e ciências. A Ciência na sociedade e na cultura: espaços formais e informais de educação científica.

Bibliografia Básica

Angotti, J.A.P.; Auth, M.A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v.7,n.1,2001.CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 2001.CASA DA CIÊNCIA. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ-Casa da Ciência, 2002.CAZELLI, S. & FRANCO, C. Alfabetismo científico: novos desafios no contexto da globalização. In: Pesq. Educ. Ciênc. Belo Horizonte. Vol. 3, nº 2. Dezembro de 2001. Chassot, A.; Oliveira, R.J. (orgs).Ciência, ética e cultura na educação. RS: Ed. UNISINOS,1998DELIZOICOV, D.; LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. In: Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 3 N. 1, junho, 2001.KRASILCHIK, M. & MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção cotidiano escolar)MARANDINO, M. (org.) Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008. MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I.C. Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: UFRJ, Casa da Ciência: FIOCRUZ, 2005.MACHADO, J.N. Cidadania e Educação. São Paulo: Escrituras Ed, 1997.
„1u


Bibliografia Complementar

Angotti, J.A.P.; Auth, M.A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v.7,n.1,2001.CAZELLI, S. & FRANCO, C. Alfabetismo científico: novos desafios no contexto da globalização. In: Pesq. Educ. Ciênc. Belo Horizonte. Vol. 3, nº 2. Dezembro de 2001. LEIBRUDER, A. P. O discurso da divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. Gêneros do discurso na escola. 4ª edição São Paulo: Cortez, 2004.MARANDINO, M. (org.) Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008. MACHADO, J.N. Cidadania e Educação. São Paulo: Escrituras Ed, 1997.SANTOS, G. L. Ciência, Tecnologia e formação de professores para o ensino fundamental. Brasília: Editora da UnB, 2005.
s. In: Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 3 N. 1, junho, 2001.KRASILCHIK, M. & MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção cotidiano escolar)MARANDINO, M. (org.) Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: FEUSP, 2008. MASSARANI, L.; TURNEY, J.; MOREIRA, I.C. Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: UFRJ, Casa da Ciência: FIOCRUZ, 2005.MACHADO, J.N. Cidadania e Educação. São Paulo: Escrituras Ed, 1997.
„1u


Tipo

Livre