Curso

O Engenheiro Aeroespacial incorpora o estado da arte da engenharia aplicada ao projeto, análise, construção e testes de sistemas associados com o Setor Aeroespacial, envolvendo aeronaves, foguetes e satélites artificiais. Seus conhecimentos incluem sistemas de propulsão, comunicação, controle de aeronaves, navegação e interação homem-máquina.

As tecnologias que este profissional utilizará são complementadas com noções de sensores e instrumentação de bordo, de materiais especiais, de aerodinâmica e de controle de temperatura. 

A formação na UFABC possibilita amplos conhecimentos de física, química, matemática, computação e noções fundamentais de engenharia.

Perfil do profissional:

É o engenheiro apto a atuar em modelagem, controle, projeto, análise, construção e testes de sistemas no setor aeroespacial

Atuação:

Pesquisa científica nas várias entidades que estudam aeronaves e veículos espaciais no Brasil (UFABC, INPE, CTA, AEB,...)

Indústria: qualquer empresa que presta serviço ao setor aeroespacial (EMBRAER, AVIBRAS, Helibrás, etc).

Empresário autônomo como fabricante/fornecedor de peças, componentes, serviços e soluções para o mercado aeroespacial brasileiro.

O engenheiro aeroespacial está diretamente envolvido com:

Desenvolvimento e a avaliação de sistemas diversos (computação, eletrônicos, mecânicos, hidráulicos) associados a aeronaves, foguetes e sondas espaciais.

Desenvolvimento de satélites artificiais (modelagem, controle,...) para diversas finalidades (satélites meteorológicos, de comunicação, observacionais)

Sistemas de propulsão, comunicação, controle de atitude, navegação, interação homem-máquina,...

Sensores e instrumentação de bordo, materiais especiais, aerodinâmica, controle de temperatura, controle de vibração, em sistemas diversos associados a aeronaves, foguetes,...

Para a sua formação como Engenheiro Espacial, nosso curso oferece as seguintes disciplinas: 

Aerodinâmica, Aeroelasticidade, Astrodinâmica, Aviônica, Ciência dos Materiais, Controle de aeronaves, Desempenho, Ensaios em vôo, Estabilidade de vôo, Helicópteros, Instrumentação e sistemas, Propulsão, 

Sistemas de radar. Ao longo do curso, também serão estudados: Circuitos elétricos, Estruturas, Gestão, Matemática, Mecânica clássica, Mecânica dos Ruídos, Mecânica dos sólidos, Probabilidades e Estatística, Telecomunicações, Termodinâmica e Vibrações e ruído.

Veja Projeto Pedagógico das Engenharias:

Catálogo 2010

Catálogo 2013