Estudo do Modelo de Correção Ionosférica na Localização de Plataformas de Coleta de Dados nos Períodos de Alta e Baixa Atividade Solar

Palestrante: Aurea Aparecida da Silva

4 de novembro de 2010 - 11h

Local: Auditório do oitavo andar - Bloco B - Campus Santo André

A localização de plataformas de coleta de dados (PCDs) é obtida através de medidas de desvio Doppler, considerando o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais. A ionosfera pode ser considerada uma grande fonte de erro para a localização de plataformas, por ser um meio dispersivo, caracterizado pela formação de íons e elétrons livres. A representação da ionosfera para a localização é medida pelo conteúdo total de elétrons – TEC. Este, por sua vez, tem uma dependência direta com a localização geográfica, a época do ano, a hora do dia, atividades geomagnéticas, entre outras. A partir dessa observação, este trabalho faz uma análise de dois diferentes modelos que descrevem os valores de TEC, levando em conta dois diferentes períodos, o de alta e de baixa atividade solar. Os resultados utilizam dados de desvio Doppler ideais e reais para o satélite brasileiro SCD-2 e representam a localização de plataformas fazendo uso das correções ionosféricas através dos modelos e condições citadas. As análises iniciais indicam que, em período de alta atividade solar, um dos modelos (IONEX) representa melhor a ionosfera, levando a uma melhoria na localização de até 50% em relação ao outro (IRI). Já em períodos de baixa atividade solar, ambos os modelos representam os valores de TEC de forma similar, não havendo mudanças consideráveis na localização das PCDs. Palavras chave: Sistema Brasileiro de Coletas de Dados Ambientais, Localização, Ionosfera, Plataforma de Coleta de Dados, Conteúdo Total de Elétrons, IRI e IONEX.

Atualmente é bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial do CNPq nível 7A em desenvolvimento no INPE. Também é professora da UNIP. Foi professora da UNIVAP durante cinco anos. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999); Mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006).