Métodos alternativos para manobras de transferências orbitais e interplanetárias

Palestrante: Prof. Dr. Cristiano Fiorilo de Melo

4 de novembro de 2010 - 18h

Local: A108 - Bloco A - Campus Santo André

O planejamento de manobras de transferências orbitais de veículos espaciais corresponde a uma importante tarefa da Engenharia Aeroespacial uma vez que elas estão presentes em praticamente todas as missões espaciais. De maneira geral, podemos dividir as manobras em dois grupos: 1) de transferências entre órbitas terrestres com diferentes elementos orbitais e 2) entre uma órbita terrestre e outra ao redor da Lua, de outro planeta ou asteróide. O planejamento de tais manobras pode ser feito a partir da dinâmica clássica do problema de dois corpos acrescido de técnicas de otimização para minimizar os elevados custos de combustível de algumas delas, como as que requerem mudanças de inclinação, por exemplo. O objetivo desta apresentação é apresentar estudos que levam em conta a dinâmica de órbitas periódicas preditas pelas dinâmicas dos problemas de três e quatro corpos, ganho de energia por swing-by, caos e técnicas de otimização para minimizar os custos de alguns tipos importantes de manobras, por exemplo, mudanças de inclinação e transferências entre a Terra e a Lua, a Terra e asteróides e, ainda, transferências interplanetárias.

Cristiano Fiorilo de Melo é graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF (1998), mestre em Física também pela UFJF (2001), doutor em Engenharia e Tecnologia Espaciais, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE (2005) e Pós-doutorado no LAC/INPE (2006-2009). Trabalha como Professor Adjunto do Centro de Engenharia, Simulação e Ciências Sociais Aplicadas - CECS, da Fundação Universidade Federal do ABC, UFABC, Santo André, SP, desde fevereiro de 2010. Atua como pesquisador nos grupos: 1) Grupo de Engenharia Aeroespacial da UFABC, 2) Dinâmica Órbital e Planetologia da UNESP no projeto temático Encontros próximos em Dinâmica Orbital e, 2) Dinâmica não Linear Aplicada, Controle e Processamento Digital de Sinais LAC/INPE.