Energia Eólica Offshore

Palestrante: Profº Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos

Palestra convidada da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia 2010 e III Simpósio de Iniciação Científica da UFABC

20 de outubro de 2010 - 16h00

Uma tendência na área de energias renováveis é a implantação de turbinas eólicas em ambiente offshore. A palestra abordará os principais aspectos, o estado-da-arte e os desafios científicos e tecnológicos em modelagem e controle desses sistemas complexos.

O professor Roberto Ramos possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1983), mestrado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2007) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Aeroelasticidade de Helicópteros.