Manobras Orbitais de Veículos Espaciais dentro do Problema de Dois e Três Corpos

Palestrante: Prof. Dr. Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado

Local: Auditório - Bloco B - 8º andar

13 de outubro de 2010 - 10h30

O objetivo dessa palestra é mostrar os métodos mais utilizados para a realização de manobras orbitais dentro de dinâmicas envolvendo dois ou três corpos. Uma rápida revisão das necessidades dessas manobras será efetuada. Manobras clássicas e modernas serão discutidas e equacionamentos básicos serão desenvolvidos.

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1985), graduação em Bacharel Em Física pela Universidade de São Paulo (1986), especialização em Espaço pela International Space University (1989) , mestrado em Ciência Espacial Mecânica Orbital pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989) , mestrado em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas System (1991) e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas System (1993) . Atualmente é Consultor "ad-hoc" - Bolsista (Pq) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tecnologista Senior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, funcionário da International Astronautical Federation, membro de comite do Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, Diretot Técnico do Associação Aeroespacial Brasileira, Revisor de periódico da Journal of Guidance, Control and Dynamics, Revisor de periódico da Acta Astronautica, Revisor de periódico da Matemática Aplicada e Computacional, Membro de corpo editorial da Nonlinear dynamics and systems theory, funcionário da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Revisor de periódico da Advances in Space Research, Revisor de periódico da Celestial Mechanics & Dynamical Astronomy, Revisor de periódico da TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, Revisor de periódico da Acta Astronautica, Revisor de periódico da Mathematical Problems in Engineering e Membro de corpo editorial da Nonlinear Dynamics and Systems Theory. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Manobras Orbitais, Trajetórias Espaciais, Swing-By, Problema Restrito de Três Corpos, Astrodinâmica e Mecânica Celeste.